Logística de Suprimentos

/

Acredito que muitos de vocês já ficaram impressionados com o tamanho do Centro de Distribuição de alguma empresa na sua região, geralmente estes CDs, como são chamados, são compostos cerca de 70% de estoque, sim, 70% de tudo aquilo que podemos ver por fora é espaço destinado à produtos estocados aguardando o momento certo para entrar em produção e seguir destino a algum cliente. Para gerenciar todo este espaço temos uma ciência denominada Logística de Suprimentos.

A Logística de Suprimentos é muito mais complexa do que receber, estocar e depois entregar os produtos para a produção. Tudo começa com um pedido de compra, que leva em consideração o estoque atual do produto, ou seja, se está acabando então compra mais para não faltar para a Produção.

Após a compra, temos o recebimento da carga, conferência e entrada de notas fiscais analisando se a entrega está de acordo com a compra, conferência dos produtos para saber se estão na quantidade certa, avaliação da carga para saber se está adequada e liberação para o estoque.

Assim que o estoque recebe a carga ela é avaliada de forma que, se for de alto giro (quando a todo momento é necessário acessar o produto) ela fica em local de mais fácil acesso, se for de médio ou baixo giro também terão os seus locais apropriados para acondicionamento.

No momento em que os produtos são solicitados pela Produção, o estoquista recebe o Picking List (uma lista de produtos com as quantidades necessárias), de posse desta requisição o colaborador vai até o estoque buscar os produtos para dar continuidade ao processo de produção.

Falamos sobre um fluxo básico de um CD, é claro que existem muitos outros processos importantes não citados, mas a intenção aqui é apresentar resumidamente como funciona a Logística de Suprimentos e como é a sua rotina de trabalho. Hoje a tecnologia também tem um papel muito importante na gestão do estoque com sistemas e equipamentos próprios para facilitar a vida dos profissionais da área, falaremos sobre isso em outros posts.

Nosso negócio é desenvolver a sua empresa. Faça um contato conosco sem compromisso, clique aqui.