O que é Logística?

/

Não faz muito sentido para mim, neste post, explicar sobre a logística usada na segunda guerra mundial ou o seu início na Grécia Antiga, até porque existe muito sobre isso por aí e que me desculpem os pesquisadores, a história é muito bonita e também muito interessante, mas esta não é minha praia, o que importa agora é fazer história no presente e pensar no futuro da logística.

Muito provavelmente 99% de tudo que você comprou na sua vida até hoje passou por um processo logístico para chegar até você. Mas afinal de contas o que é logística?

Dentre todos os conceitos complexos e confusos que encontramos por aí sobre o que é logística eu prefiro explicar na forma simples do cotidiano e que geralmente passa despercebido por nós.

Vamos pensar no pãozinho do café da manhã. Ele já foi trigo, que foi plantado, cultivado, colhido e ARMAZENADO (é aqui que a logística começa). Em algum momento um fabricante de farinha vai fazer um pedido de compra para este produtor de trigo, que vai carregar o trigo num caminhão e entregar na fábrica (e a logística atua novamente aqui no TRANSPORTE).

Ao chegar na fábrica o produto passa por um novo processo de armazenagem até o momento da produção onde vai virar farinha e logo depois a expedição para entrega num distribuidor que finalmente vai vender, agora a farinha de trigo, para a padaria da esquina poder produzir o pãozinho para o seu café.

Para não prolongar muito, porque nosso tempo é precioso, pense que até o nosso pãozinho ficar pronto muito processo logístico rolou com a farinha, o óleo, o leite, o fermento, e por aí vai.

Este é um breve resumo do que é a logística na prática. Agora vamos à teoria:

Entende-se como ARMAZENAGEM o recebimento, descarregamento, ordenação, conservação, separação e carregamento do produto, a armazenagem faz parte da Logística de Suprimentos.

O TRANSPORTE consiste em movimentar cargas entre dois pontos, o transporte faz parte da Logística de Distribuição.

Suprimentos e Distribuição são os dois principais sistemas da Logística, que ainda é composta por Logística de Produção e Logística Reversa que cada vez mais ganha força no mercado.

Falaremos mais sobre cada um dos sistemas logísticos em outros posts.